Mistério por trás do por do sol

Olá! Se você quer entender que mistério é esse por trás de algo tão lindo e, aparentemente, inofensivo, você está no lugar certo. Esse é um trabalho entregue a disciplina de Biologia I, realizado pelas alunas Ana Carolina Backer, Isabella Oliveira, Lara Dias e Maryah Paixão, coordenado pela nossa professora maravilhosa Carolina Canete. 💚


Apresentação do problema:

Nós moramos em São Mateus - ES e durante esses últimos anos podemos observar que ao entardecer, o céu está passando a ter uma coloração cada vez mais forte, com tons de amarelo, vermelho, laranja e rosa. Um dos principais fatores para o aumento desta coloração é o crescimento da poluição do ar, e é exatamente sobre isso que falaremos aqui. 


Fonte: foto retirada por nós.

Durante o dia, a cor que observamos no céu é resultado do azul e a luz direta do sol. O azul que vemos no céu se dá por um fenômeno denominado Espalhamento Rayleigh. Este explica que o azul é resultante do fenômeno de espalhamento da luz do sol pelas moléculas de oxigênio, espalhando a luz por todas as direções. Mas porque azul? Azul é a cor com o maior comprimento de onda, sendo mais fácil emiti-la, como demonstra a figura abaixo:

Fonte: http://www.on.br/daed/pequeno_cientista/conteudo/revista/pdf/cores_ceu.pdf
 
Fonte: foto retirada por nós.

Já os tons mais quentes e estourados do entardecer podem ser explicados como resultado da teoria do Espalhamento Mie. Neste caso, a luz do sol no horizonte percorre um caminho maior na atmosfera, como demonstra a figura abaixo:

Fonte: https://tellescopio.com.br/porque-o-sol-e-vermelho-no-horizonte


Estas cores são mais fortes quando há uma grande quantidade em geral partículas em suspensão no caminho da luz, tais como: poeiras, pólen, minúsculas gotículas de água, aerossóis, fumaça, entre outras. Por isso, quando o sol está nascendo ou se pondo, essas partículas aumentam o caminho percorrido pela luz deixando o céu com uma cor característica que varia entre vermelho, rosa e laranja.

Fonte: foto retirada por nós. 


Agora que já conhecemos estes fenômenos naturais, você deve estar se perguntando: “E o que isso tem a ver com poluição do ar?”. A resposta é que a poluição contribui para o aparecimento dessas colorações. Quanto maior a quantidade de partículas no ar, tais cores serão mais recorrentes e intensas, como explica o espalhamento Mie.


Entendemos que as cores são naturais até certo ponto. A poluição pode agravar e desequilibrar algo natural. Por isso, consideramos um problema ambiental a poluição do ar, que pode apresentar sinais, como os pores do sol e suas colorações.

Fonte: foto retirada por nós

Fonte: foto retirada por nós. 
 

Relacionando com o período em que estamos vivendo de pandemia e isolamento social, a meteorologista Josélia Pegorim explica que: “Com o Sol já baixando no horizonte, os raios solares chegavam bem inclinados atravessando uma camada maior da atmosfera, onde se concentra a camada de poluentes. Mas a poluição não diminuiu com a redução da atividade humana nesta quarentena? Sim, diminuiu, mas não acabou. O lado 'bom' da poluição é esta interação com os raios solares que geram essas cores surpreendentes no céu”

Em São Mateus e em diversos lugares do Espírito Santo, há um número considerável de empresas e indústrias que emitem uma grande quantidade de gases na atmosfera. Um exemplo na nossa cidade, é a Petrobras. Além disso, a maior parte da população usa como principal meio de transporte, carros ou motos que contribuem para a geração de gases poluentes.

 

Outra questão importante é o número de queimadas e a diminuição da vegetação natural, bem como a falta de árvores na cidade. As consequências deste problema também podem ser vistas no ramo da saúde, pois a cada ano que passa, há um aumento no número de pessoas com problemas respiratórios, gerando gastos maiores em investimentos na saúde pública.

 

A fotografia abaixo foi tirada no dia 03/06/2020 por nós em nossa cidade, um dia depois de um incêndio criminoso perto da praia de Guriri - ES na restinga. Esse mesmo sinal permaneceu por dias, além do cheiro forte de queimado.

Fonte: foto retirada por nós.   


E exatamente, dias após a esse, mais especificamente em 05/06/2020, registramos esse pôr do sol: 

Fonte: foto retirada por nós.


Agora que você entendeu de fato o problema, que tal aprofundarmos mais em biologia?

 

Relacionando com o ciclo do carbono:

Segue abaixo um esquema que demonstra como ocorre o ciclo do carbono:

Fonte: https://escolaeducacao.com.br/ciclos-da-materia-ou-biogeoquimicos/ 

O nosso problema ambiental, que como já foi exposto é um sinal recorrente nos pores do sol, relaciona-se com o ciclo do carbono de modo que:

Nesse ciclo é mostrado como ocorre a absorção e a liberação de carbono. Dentro disso,  nota-se que o que deveria ser natural e em função da síntese de matéria orgânica, tem se transformado em algo desequilibrado e nocivo ao planeta, uma vez que quanto maior a combustão de combustíveis fósseis, maior se torna a emissão de CO2 para atmosfera, dentre outros gases.

Pesquisadores afirmam que a atmosfera já possuiu níveis de CO2 superiores a 400 ppm, mas o gás levou milhões de anos para se acumular na atmosfera. Já as emissões relacionadas à atividade humana aumentaram o nível de CO2 em mais de 40% em um século e meio.

Esses dados reforçam que a humanidade em grande massa tem cada vez mais queimado combustíveis fósseis através dos carros e as indústrias, com incêndios, queimadas desmatamento e diversos fatores que contribuem para um desequilíbrio nesse ciclo.

Assim, é causada a degradação da camada de ozônio e a intensificação do efeito estufa, originando o aquecimento global, que tem aumentado consideravelmente trazendo mais efeitos, tais como: aumento da temperatura do planeta, derretimento de geleiras, aumento do nível dos oceanos, alteração do pH dos oceanos, modificação dos ecossistemas, desertificação, irregularidade das chuvas, além dos impactos na saúde humana com os riscos de doenças respiratórias.

Como solucionar o problema?

Algumas maneiras de cuidar melhor do ar que respiramos e consequentemente da nossa amada Terrinha, é prestar atenção em algumas pequenas atitudes do nosso dia a dia, além de ações maiores de conscientização da população e das grandes indústrias. Tais como: 

  • Constituir limites menos tolerantes para os níveis de poluição nos meios urbanos e rurais; e uma vez organizados, seria interessante também disponibilizar o monitoramento rotineiro e constante da qualidade do ar; 
  • Estabelecer normas de critérios de emissão de gases poluentes, além de punições a quem infringir esses limites; 
  • Diminuir ou até mesmo extinguir a utilização de agrotóxicos e outros produtos químicos agrícolas poluentes, dando vez preferencialmente pelas alternativas biológicas; 
  • Providenciar a preservação e o aumento das áreas florestais, reservas ambientais e áreas de proteção ambiental naturais, além de reflorestar áreas degradadas; 
  • Estimular a utilização de meios de transporte alternativos ao carro, bem como a instituição de sistemas de bons transportes coletivos e controlar e a fiscalizar as queimadas em lavouras, pastagens e em regiões de cobertura vegetal natural.
Comece já e faça sua parte!

Por fim, pode parecer que o pôr do sol, muitas vezes, seja lindo e inofensivo, mas precisamos nos atentar a alguns sinais comuns em relação a ele. Esses indícios de poluição estão presentes em todo planeta, principalmente nas metrópoles mundiais, mas não podemos esquecer que também é um problema enfrentado por pequenas cidades, como São Mateus – ES, ainda que com menor incidência. Por isso, o objetivo deste trabalho é despertar a observação e contemplação da natureza, lembrando sempre que o mal da humanidade é apenas o ser humano.

13 comentários:

  1. Excelente trabalho! Vocês chamaram a atenção para um problema que passa desapercebido por muitos de nós!

    ResponderExcluir
  2. Excelente trabalho! Parabéns à professora e aos alunos pela apresentação criativa de um conteúdo tão importante. Não sabia que por trás de tamanha beleza havia esse problema.

    ResponderExcluir
  3. Que legal!! Muita coisa que eu não sabia. Parabéns meninas!!

    ResponderExcluir
  4. Muito incrível o trabalho, parabéns a todos os envolvidos e a professora que os conduziu.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo trabalho. Com informação e conscientização podemos contribuir e minimizarmos os problemas que nem percebemos por trás de tanta beleza.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns a todas as envolvidas na realização do trabalho. Gostaria de elogiar as fotos autorais em especial pois ficaram muito boas

    ResponderExcluir
  7. Trabalho INCRÍVEL

    ResponderExcluir
  8. Trabalho maravilhoso e super esclarecedor! Empenho da equipe bastante notável.
    Ah, as fotos ficaram ótimas! ^^

    ResponderExcluir
  9. Alexandre, Cruzeiro/DF26 de julho de 2020 às 11:58

    Parabéns às estudantes pelo ótimo trabalho e por estarem divulgando conhecimento científico neste país tão carente dele.

    ResponderExcluir

Falta tudo, menos promessas de melhorias O lixo jogado nas ruas tem causado muitos danos ao meio ambiente e à saúde pública. Cada vez mais o...