Soluções Fáceis Consequências Trágicas

É preciso entender e observar o meio em que se vive e a natureza também está envolvida. Aqui você irá entender os impactos gerados pelo descarte indevido do esgoto doméstico e como pode afetar a natureza e alguns de seus principais ciclos, percebendo como as decisões podem influenciar no futuro, mas não podemos apenas entender, será que você pode ajudar?

Caracterização do Problema

O despejo de esgoto de forma inadequada é uma realidade de nosso país, que não tem feito o investimento necessário para diminuir os impactos negativos causados por esse despejo. Não se pode achar que a sociedade é a mais afetada, mas sim lembrar que o meio ambiente sofre grandes mudanças por não ser cuidado da melhor maneira possível.

Fonte: https://jornal.usp.br/atualidades/ferramenta-orienta-prefeituras-na-escolha-de-tratamento-de-esgoto/

Engenheiro sanitarista explica o significado do novo Marco do ...
Fonte:https://www.ocafezinho.com/2020/06/25/engenheiro-sanitarista-explica-o-significado-do-novo-marco-do-saneamento-nao-e-privatizacao-da-agua/

Esse despejo altera a composição natural daquele ecossistema, podendo afetar a flora aquática, a fauna e também o solo, que agora passam a ter uma composição bem diferente da habitual, composição essa que está sobrecarregada pela matéria orgânica de muitas casas e também produtos que possuem plástico em sua composição, que demoram muito tempo para se decompor. A atmosfera não fica de fora, visto que o esgoto tem um cheiro muito forte por conta dos gases emitidos, dentre eles está o Metano que também é responsável pelo efeito estufa.

Confira os impactos do despejo de esgoto sem tratamento nos rios!
Fonte: https://blog.brkambiental.com.br/problemas-causados-pelo-esgoto/


O esgoto altera a composição química da água afetando diretamente a vida aquática por causa do acúmulo de matéria orgânica propiciando o surgimento de micro-organismos que diminuem a quantidade de oxigênio na água e também a sua qualidade. Em escalas maiores pode causar a eutrofização, principalmente pela concentração de nitrogênio e fósforo, aumentando a quantidade de algas fazendo com que luz solar não chegue às plantas que fazem fotossíntese. Isso impacta na fauna desde os seres que vivem na água como os que dependem deles para sua sobrevivência, assim podendo matar peixes e os animais que se alimentam dele.

Além disso, acaba contaminando o solo, matando os indivíduos que ali viviam que faziam parte do ecossistema, também é possível observar seus impactos na atmosfera, como citado anteriormente, contribuindo para o efeito estufa.

Onde ocorre em nossa cidade?

Nós moramos na cidade de São Mateus - ES, e não tínhamos  parado para observar tamanho problema que está em nossa volta, o que acontece com a maioria das pessoas que não percebem o problema que estamos causando a natureza.

É possível perceber este problema em alguns bairros da cidade, como o Ribeirão, onde o esgoto é jogado em pequenos córregos e fica a céu aberto gerando grande transtorno. A vegetação presente nessas áreas é limitada e os animais que antes viviam ao redor não são mais vistos.

Mas o problema não se limita a isso, pois recentemente alguns engenheiros sanitários constataram que mais da metade do esgoto da cidade não é coletado e que as estações de tratamento do município não estão funcionando, com exceção as particulares, fazendo com que o esgoto coletado seja despejado sem tratamento e diretamente nos mananciais. No balneário de Guriri esta coleta é inexistente.

Impactos do esgoto no Ciclo do Oxigênio e do Carbono

  • Ciclo do Oxigênio

Fonte:https://www.estudopratico.com.br/ciclo-do-oxigenio-e-sua-importancia/



Sem dúvida, a falta de saneamento básico, especialmente os baixos índices de tratamento de esgoto, é um dos maiores problemas ambientais atualmente, ao lado do desmatamento. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 100 milhões de brasileiros vivem sem coleta de esgoto e convivem com os esgotos correndo a céu aberto, o que, além de contaminar o solo, é fonte de graves doenças.

Ao chegar nos rios, o esgoto altera toda a composição química da água, impactando diretamente a vida aquática. Isso acontece porque o acúmulo de matéria orgânica propicia o surgimento de micro-organismos que diminuem a quantidade de oxigênio na água, comprometendo diretamente a vida aquática e a qualidade dessa água.

Além disso, os nutrientes presentes no esgoto, com destaque para nitrogênio e fósforo, podem provocar a eutrofização, que é um processo de proliferação de algas que se acumulam na superfície do rio.

Dessa forma, a luz solar não consegue penetrar para dentro das águas e as plantas presentes no rio não conseguem realizar a fotossíntese, diminuindo a concentração de oxigênio. Assim, os animais acabam morrendo e a quantidade de micro-organismos aumenta, alterando todo o ecossistema.

  • Ciclo do Carbono

Fonte: https://cursinhopreenem.com.br/biologia/ciclos-biogeoquimicos/


Uma das únicas interferências do esgoto no ciclo do carbono é a transferência de carbono para as cadeias alimentares através do lodo que nasce do esgoto.

Lodos de esgoto apresentam variações na composição química de acordo com sua origem (domiciliar e/ou industrial), época do ano, processo de tratamento na estação, estabilização e condicionamento final, dentre outros aspectos. Geralmente o carbono (C) é o elemento em maior concentração nos lodos, o que evidencia a participação expressiva da fração orgânica na massa seca total, com teores de matéria orgânica (MO) entre 18 a 50%.

Como solucionar o Problema

O cenário ideal é a universalização do saneamento para toda população. Isso inclui a disponibilização, por parte dos municípios, sistemas de coleta e afastamento de esgoto para todos os usuários e estações de tratamento capazes de receber todo o esgoto coletado, tratando-o de forma eficiente, de acordo com a os padrões exigidos pela legislação.

Se você mora em um local em que não há coleta de esgoto, é possível adotar algumas soluções individuais de tratamento, como fossas sépticas e sumidouros. Apesar de serem soluções paliativas, pois o tratamento não é completo como nas estações de tratamento, elas evitam que o esgoto seja jogado diretamente nos rios e córregos.

No caso de haver sistema de esgotamento sanitário à disposição, você pode colaborar para sua plana funcionalidade evitando descartes irregulares de lixo nas redes de esgoto, tais como objetos sólidos e gordura, como óleo de cozinha, que pode entupir as tubulações.

Assim você se ajuda e consequentemente a natureza que tem sofrido grandes influencias por não ser valorizada da maneira que se deve.

Referências:

  • https://blog.brkambiental.com.br/problemas-causados-pelo-esgoto/

  • https://monografias.brasilescola.uol.com.br/biologia/os-ciclos-oxigenio-carbono-nitrogenio.htm#:~:text=Ciclo%20do%20Carbono&text=O%20carbono%20passa%20a%20fazer,carbono%20%C3%A9%20absorvido%20pelas%20plantas

  • https://tconline.com.br/mais-da-metade-do-esgoto-de-sao-mateus-nao-e-coletado/


Autores:

Diekson dos Santos Fernandes

Gabriel da Rocha Cerqueira

Joaquim Moizes Honorato de Sá

Pedro Henry Cosmi

Turma: 2MIM





3 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho! Gostei muito da análise crítica que fizeram! Continuem assim!

    ResponderExcluir
  2. Realmente a questão do esgoto em São Mateus é terrível... temos de cobrar mais de nosso governantes uma atenção especial a este problema tão grave.

    ResponderExcluir
  3. Excelente trabalho! Parabéns à professora e aos alunos pela apresentação criativa de um conteúdo tão importante. Muito triste essa situação.

    ResponderExcluir

Falta tudo, menos promessas de melhorias O lixo jogado nas ruas tem causado muitos danos ao meio ambiente e à saúde pública. Cada vez mais o...